O
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB),
foi criado em 1990 para que o sistema educacional brasileiro fosse conhecido, pode ser disponibilizado para toda a sociedade acompanhar a
evolução dos desempenhos das escolas através de dados levantados e apresentados sobre a qualidade dos sistemas
educacionais por Unidades da Federação
(Estados), por regiões geográficas e a nível do Brasil como um todo A realização é a cada dois
anos e a avaliação é feita de apenas uma amostra representativa dos alunos
matriculados nas séries finais do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental (5º e 9º ano) e do ensino médio (3º ano) das escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas
de todo Brasil. É dividido em 2 eixos:
- ANEB (Avaliação Nacional da
Educação Básica) com foco nas gestões dos sistemas educacionais
- ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) ou Prova Brasil com foco em cada unidade escolar da área urbana e rural e que tenham no mínimo 20 alunos.
Em 2005, a Prova
Brasil passou a ser a principal avaliação do desempenho dos alunos por níveis de competências cognitivas e das habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática. Supervisionada pelo INEP/MEC e usada como referência pelo
IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para medir o
resultado do rendimento das escolas
públicas do país. Os resultados de desempenhos são expressos em escala de proficiência por disciplina, como ilustrado no exemplo a seguir:
As
capacidades são apresentadas na prova, por meio de descritores do mínimo do que
os alunos estão aptos nessas duas disciplinas.
A Prova Brasil em 2007, passou a ser realizada em conjunto com o SAEB.
A prova de Língua Portuguesa avalia apenas habilidades de
leitura, demonstradas por descritores
das capacidades em relação a diversos gêneros e
a textos de níveis de complexidade
diferentes, ou seja trabalha todos os elementos que competem a LP
e não a gramática. Está dividida em seis tópicos: procedimentos de leitura;
implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto;
relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações
entre recursos expressivos e efeitos de sentido; e, variação linguística.
A Prova Brasil em 2007, passou a ser realizada em conjunto com o SAEB.
A partir
das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e
municipais de Educação podem
determinar ações
voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade da educação no país e a redução das
desigualdades existentes.
EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
O desempenho do aluno é fruto do próprio envolvimento dele com a aprendizagem, de professores bem informados, de adequados materiais didáticos e do comprometimento de todos envolvidos com a EDUCAÇÃO.
Querida conceicao, vivi a Prova Brasil na escola onde faco estagio e a sensacao que tive foi a de que se algo nao mudar urgente, nossos indices do IDEB vao continuar em queda livre. Urge fazer um trabalho que realmente ensine o aluno a refletir e entender o que esta sendo ensinado.
ResponderExcluir