Músicas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SAEB & PROVA BRASIL



          O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), foi criado em 1990 para que o sistema educacional brasileiro fosse conhecido, pode ser disponibilizado para toda a sociedade acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas através de dados levantados e apresentados sobre a qualidade dos sistemas educacionais por Unidades da Federação (Estados), por regiões geográficas e a nível do Brasil como um todo  A realização é a cada dois anos e a avaliação é feita de apenas uma amostra representativa dos alunos matriculados nas séries finais do primeiro e segundo ciclo  do ensino fundamental (5º e  9º  ano) e do ensino médio (3º ano) das escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas de todo Brasil. É dividido em 2 eixos:
- ANEB (Avaliação Nacional da Educação Básica) com foco nas gestões dos sistemas educacionais 
- ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) ou Prova Brasil com foco em cada unidade escolar da área urbana e rural e que tenham no mínimo 20 alunos.
             Em 2005, a Prova Brasil passou a ser a principal avaliação do desempenho dos alunos por níveis de competências cognitivas e das habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática.  Supervisionada pelo INEP/MEC e usada como referência pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para medir o resultado do rendimento das escolas públicas do país. Os resultados de desempenhos são expressos em escala de proficiência por disciplina, como ilustrado  no exemplo a seguir: 

                                             

                 As capacidades são apresentadas na prova, por meio de descritores do mínimo do que os alunos estão aptos nessas duas disciplinas. 
             A prova de Língua Portuguesa avalia apenas habilidades de leitura, demonstradas por descritores das capacidades em relação a diversos gêneros  e a textos de níveis de complexidade diferentes, ou seja trabalha todos os elementos que competem a LP e não a gramática. Está dividida em seis tópicos: procedimentos de leitura; implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido; e, variação linguística. 
   


                                              


                 A Prova Brasil em 2007, passou a ser realizada em conjunto com o SAEB.

           A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem determinar ações voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. 


                                           

                                           EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


                                      


           O desempenho do aluno é fruto do próprio envolvimento dele com a aprendizagem, de professores bem informados, de adequados materiais didáticos e do comprometimento de todos envolvidos com a  EDUCAÇÃO.









Um comentário:

  1. Querida conceicao, vivi a Prova Brasil na escola onde faco estagio e a sensacao que tive foi a de que se algo nao mudar urgente, nossos indices do IDEB vao continuar em queda livre. Urge fazer um trabalho que realmente ensine o aluno a refletir e entender o que esta sendo ensinado.

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