O livro de Irandé Antunes, Aula de Português: encontro e interação, apresenta várias indagações e respostas de reflexões sobre a educação que promoverão novas reflexões e conclusões. Ela foca seu trabalho no desenvolvimento da: oralidade, escrita, leitura e gramática trabalhados na sala de aula.
A prática do ensino da leitura e escrita na LP é abordada como inadequada, e não estão de acordo com as idéias e objetivos pretendidos nos PCNs. Retrata a dificuldade que alguns professores têm com a prática de ensino deles com: a escrita, a gramática (trabalham frases soltas ou isoladas e não contextualizadas, apenas definições), a oralidade e padrões de conversação, e com as leituras (obrigatórias e não prazeirosas). Os professores não sabem, na prática, como fazer com essa proposta de melhoria do ensino da linguagem e para que fazê-la .
É preciso que os professores assumam uma postura ativa na sala de aula, façam uma relação entre teoria e prática pata melhorar o desenvolvimento da prática que hoje está presente na realidade da aprendizagem dos alunos.
“Tem uma pedra no meio do caminho das aulas de Língua Portuguesa.
A afirmação é da escritora Irandé Antunes… Nesta obra ela expõe, sem piedade,
os principais equívocos no estudo da disciplina. Sobre a escrita, Irandé aponta
que ainda prevalece em sala de aula a prática mecânica e a memorização pura e
simples de regras ortográficas. A leitura é reduzida a momentos de exercícios e
não desperta o prazer nos alunos. E a gramática é apresentada fragmentada, com
frases inventadas, sem contexto ou função. Mas ela não pára por aí. A
professora dá orientações e sugere atividades para explorar corretamente a
oralidade, a escrita, a prática de leitura e também para refletir sobre as
regras gramaticais. E redimensiona a avaliação, para que ela não seja a
finalidade, e sim a análise da prática”. (Revista Nova Escola)
Reflexão interessante, mas poderia relacionar com o cotidiano da escola e da sala de aula. Será que professores têm trabalhado para desenvolver as capacidades da oralidade, da leitura, da escrita de modo a formar pessoas pensantes e atuantes?
ResponderExcluirPense a respeito...
Ivan