Músicas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

QUE TAL MAIS UM POUQUINHO DE ATENÇÃO ?

   
     O livro de Irandé Antunes, Aula de Português: encontro e interação, apresenta várias indagações e respostas de reflexões sobre a educação que promoverão novas reflexões e conclusões. Ela foca seu trabalho no desenvolvimento da: oralidade, escrita, leitura e gramática trabalhados na sala de aula. 
          A prática do ensino da leitura e escrita na LP é abordada como inadequada, e não estão de acordo com as idéias e objetivos pretendidos nos PCNs. Retrata a dificuldade que alguns professores têm com a prática de ensino deles com: a escrita, a gramática (trabalham frases soltas ou isoladas e não contextualizadas, apenas definições), a oralidade e padrões de conversação, e com as leituras (obrigatórias e não prazeirosas). Os professores não sabem, na prática, como fazer com essa proposta de melhoria do ensino da linguagem e para que fazê-la . 
         É preciso que os professores assumam uma postura ativa na sala de aula, façam uma relação entre teoria e prática pata melhorar o desenvolvimento da prática que hoje está presente na realidade da aprendizagem dos alunos.



            “Tem uma pedra no meio do caminho das aulas de Língua Portuguesa. A afirmação é da escritora Irandé Antunes… Nesta obra ela expõe, sem piedade, os principais equívocos no estudo da disciplina. Sobre a escrita, Irandé aponta que ainda prevalece em sala de aula a prática mecânica e a memorização pura e simples de regras ortográficas. A leitura é reduzida a momentos de exercícios e não desperta o prazer nos alunos. E a gramática é apresentada fragmentada, com frases inventadas, sem contexto ou função. Mas ela não pára por aí. A professora dá orientações e sugere atividades para explorar corretamente a oralidade, a escrita, a prática de leitura e também para refletir sobre as regras gramaticais. E redimensiona a avaliação, para que ela não seja a finalidade, e sim a análise da prática”.  (Revista Nova Escola)


                                       



Um comentário:

  1. Reflexão interessante, mas poderia relacionar com o cotidiano da escola e da sala de aula. Será que professores têm trabalhado para desenvolver as capacidades da oralidade, da leitura, da escrita de modo a formar pessoas pensantes e atuantes?

    Pense a respeito...
    Ivan

    ResponderExcluir