CONCEITOS:
- Suporte: é onde aparece o gênero. Exemplo: papel, computador, outdoor, televisão, rádio.
- Configuração: é como aparece o gênero.Poem ser: escritos, orais, , simples ou complexos e híbrido (composto por vários recursos de linguagem).
- Gêneros: são realizações lingüísticas concretas orais ou escritas, surgem da nossa necessidade, são empíricos.
O que determina o gênero pode ser a forma, a função, o suporte ou o ambiente em que os textos aparecem. Integram vários tipos de signos verbais, sons, imagens e formas em movimento ou estáticas. Os grandes suportes tecnológicos da comunicação (rádio, televisão, jornal, internet, revista), propicionam gêneros novos. Alguns
exemplos de gêneros
: certidão
de nascimento, resenha, telefonema, notícia jornalística, crônica, novela,
horóscopo, receita, ofício, e-mail, bilhete, aula, monografia, parlenda,
rótulos, musica...
. Alguns
aspectos que devem ser observados na produção e uso do gênero textual:
. Natureza da informação
. Nível de linguagem (formal,
informal, dialetal, culta)
. Situação em que o gênero se
apresenta (pública, privada, solene)
. Relação entre os
participantes
. Objetivos
das atividades desenvolvidas - Tipos textuais: são seqüências lingüísticas e não textos materializados, a rigor, são modos textuais, não são empíricos. Servem para a produção dos gêneros, estão no interior desses. Os tipos textuais são
cinco:
Narração: indica uma ação,
tempo, espaço, personagem
Descrição: é estática, caracteriza
lugares, pessoas objetos, sem as impressões
Injunção: ordens, perguntas, incita a
uma ação.
Exposição: define, conceitua.
Argumentação: defende idéias, atribui
qualidade.
O gênero privilegia a natureza funcional e interativa da língua enquanto o tipo textual se preocupa com o aspecto formal e estrutural.
É importante a prática com gêneros para o processo de letramento do aluno.
Este post ficou bastante objetivo e retrata os conceitos que foram discutidos no texto... Os slides ficaram muito bons! Parabéns.
ResponderExcluir