A
transversalidade da LP pode ser buscada a partir da compreensão de que a lingua
pode ser uma condução de representações, concepções e valores sócio-culturais
para a intervenção social.
Precisamos
enquanto educadores incluir questões
sociais (os temas transversais: ética, orientação sexual, meio ambiente, temas locais, saúde e pluralidade cultural) no dia a dia da sala de aula. Deve-se
trabalhar os princípios norteadores da aprendizagem para a vida, convívio social,
atitudes éticas e morais – ou seja, o ensino da cidadania. Os princípios
norteadores estabelecem um compromisso com a realidade, fazem com que o ensino “vá”
na mesma direção da realidade social, política e econômica do país em que
vivemos, e devem ser ajustados de acordo com os perifs social e linguístico dos
alunos e levando em conta a faixa etária deles.
Necessitamos
do “saber se expressar” em situações diversas e o trabalho de produção textual no
contexto educativo deve ser desenvolvido e sugerido aos alunos como uma construção
de textos nas diferentes modalidades de tipos e gêneros sobre o assunto a ser
abordado e analizado.
O papel do
professor deve ser de orientador e não apenas de corretor de textos. É importante
mostrar os aspectos positivos que o aluno produziu para que ele possa apreciar
o ato da escrita.
O hábito de
rascunho é bem proveitoso pois é a expressão livre de regras e censura. Rascunhar
não precisa ser uma vez, deve se mexer e modificar quantas vezes se desejar
e achar necessário. O resultado do(s) rascunho(s) é o melhor que conseguimos
produzir.
“A função
primordial da fala é a comunicação, o intercâmbio social.” (Vygotsky)
que música perfeita... gostaria de um tema mais abrangente da língua portuguesa nos temas transversais...
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