Músicas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

TEMAS TRANSVERSAIS & LINGUA PORTUGUESA


       A transversalidade da LP pode ser buscada a partir da compreensão de que a lingua pode ser uma condução de representações, concepções e valores sócio-culturais para a intervenção social.
        Precisamos enquanto educadores  incluir questões sociais (os temas transversais: ética, orientação sexual, meio ambiente, temas locais, saúde e pluralidade cultural) no dia a dia da sala de aula. Deve-se trabalhar os princípios norteadores da aprendizagem para a vida, convívio social, atitudes éticas e morais – ou seja, o ensino da cidadania. Os princípios norteadores estabelecem um compromisso com a realidade, fazem com que o ensino “vá” na mesma direção da realidade social, política e econômica do país em que vivemos, e devem ser ajustados de acordo com os perifs social e linguístico dos alunos e levando em conta a faixa etária deles.
Necessitamos do “saber se expressar” em situações diversas e o trabalho de produção textual no contexto educativo deve ser desenvolvido e sugerido aos alunos como uma construção de textos nas diferentes modalidades de tipos e gêneros sobre o assunto a ser abordado e analizado.
O papel do professor deve ser de orientador e não apenas de corretor de textos. É importante mostrar os aspectos positivos que o aluno produziu para que ele possa apreciar o ato da escrita.
O hábito de rascunho é bem proveitoso pois é a expressão livre de regras e censura. Rascunhar não precisa ser uma vez, deve se mexer e modificar quantas vezes se desejar e achar necessário. O resultado do(s) rascunho(s) é o melhor que conseguimos produzir.



                                     



                  “A função primordial da fala é a comunicação, o intercâmbio social.” (Vygotsky)


Um comentário:

  1. que música perfeita... gostaria de um tema mais abrangente da língua portuguesa nos temas transversais...

    ResponderExcluir