Músicas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONSIDERAÇÕES FINAIS


     Durante esse tempo que passamos juntos e a partir de todo o conteúdo que foi trabalhado em  Taelp I e II, absorvemos informações novas e aprendemos um pouco sobre as Tendências Atuais de Ensino da Lingua Portuguesa. A partir de agora, precisamos aprofundar mais, estudar e refletir constantemente. Na auto-avaliação, refletimos sobre nosso desempenho e nossa capacidade de avaliar e  como é importante nos esforçarmos cada vez mais para avançarmos sempre.  
      Concluí mais uma etapa da minha vida e parte do andamento de um sonho, que para se tornar realidade está sendo preciso de esforço, alguns desdobramentos e reorganizações nas atividades diárias para que seja posto em prática. Em cada uma das etapas vividas, aprendi algo novo ou reorganizei algo já adquirido. Foi muito bom passar por essa “experiência do blog” e pelo convivio e trocas com meus colegas e professor. Obrigado â todos por esses momentos especiais, pois são únicos e de relevância para mim.
       Com as aulas das disciplinas TAELP I e II, o uso de textos e produção de trabalhos e confecção do blog, refleti sobre alguns aspectos. Um deles me chamou atenção e aproveito para deixar neste post minha apreciação sobre o trabalhar a produção textual a partir da proposta de o aluno contar da própria vida para as pessoas, falar de si mesmo. É muito complexo falar da própria pessoa visto que existem várias questóes sociais e peculiares do “ser” de cada um,  que podem não ter apenas um comprometimento social, mas afetivo-emocional. É óbvio que pode proporcionar uma aversão pelo momento da produção textual, caso ele tenha se sentido pressionado a contar fatos de sua vida que para ele (talvez) seja traumático e conflituoso fazer - e, não seja a “hora” de expô-los. Deve ser uma questão a ser pensada e repensada quanto a sua aplicação como estímulo, para se dar início ao trabalho de produções de textos à turma.
            O uso do portifólio eletrônico como avaliação formativa e com fins didáticos foi uma “coisa” nova e bastante produtiva para mim. Foi empregado na prática por nós e achei bem interessante  porque acabamos vivenciando o que podemos aplicar em nossos alunos. Adquirimos a autonomia de expressão e uma possibilidade de interesse  no ato do ensino aprendizagem a partir do uso da tecnologia e linguagem da internet, bem como  as ferramentas - que foram para mim uma descoberta que ainda quero dar continuidade. Gosto muito e acho ampla e criativa a aplicação de fotos, videos e audios já que, de uma forma dinâmica, “falam”  daquilo que queremos expor. Não necessitamos apenas de letras, palavras ou frases para podermos nos comunicar, existem vários tipos de linguagem para isso.
          A partir da possibilidade das publicações no blog, da exposição do que pensamos e acreditamos, pude refletir mais um pouco sobre a educação e a atuação de professores e alunos. Pude notar que fiz o papel de autora na produção das postagens. Apresentei algumas dificuldades, já que não sabia "manusear" um blog e estava acostumada a utilizar formas tradicionais. Percebi que desde a alfabetização várias oportunidades de aprender surgem  a partir dessa “forma moderna” onde as crianças podem pesquisar, criar e ter “poder” para consolidar todo um conhecimento interno e o absorvido pelas experiências diárias. Inclusive a partir desta forma de comunicação, expressar o que pensa e sente e ter livre expressão no que fala e escreve. Trazer a mídia social para a sala de aula pode ser muito interessante e de valiosa contribuiçao para a aprendizagem dos conteúdos. 
           No momento em que vivemos, essa forma tecnológica de aprender, é uma proposta de uma interação nova com a informação de conteúdos propostos no mundo educativo  e de expressão da subjetividade. Além de tornar-se um grande aliado no processo de  aprendizagem.



                                               Qual é a escola dos nossos sonhos ?
 
                                             
 
          

2 comentários:

  1. Achei muito legal ler este texto final ouvindo música, com certeza o aprendizado foi enorme e cada um de nós vai guardar com carinho este momento especial. Amiga até breve, nossos posts nos esperam em outras grandes produções.

    ResponderExcluir
  2. As reflexões evidenciam uma percepção de seu processo de aprendizagem na disciplina. Esta é um dos objetivos da avaliação formativa: permitir que o próprio sujeito que constrói o conhecimento possa ver, rever e repensar sua caminhada. Assim, descobre sua potencialidades e fragilidades. Além disso, é capaz de atuar para tornar as fragilidades em possibilidades de superação.

    Parabéns pelo processo!
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir