Músicas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

GÊNEROS TEXTUAIS



                                   






São as diferentes formas de a expressão textual, de qualquer natureza, sejam literários ou não-literários. São todos os textos produzidos dentro de uma lingua. 








       Sempre que nos expressamos através da lingua oral e/ou escrita, o fazemos por meio de textos e estamos fazendo algo social e produzindo uma  atividade discursiva. Ou seja, cada produção textual, oral ou escrita, realiza sempre um gênero textual,  têm uma função específica, para um público específico e com características próprias.
       Podem ser usados diferentes gêneros textuais para se trabalhar, ao longo dos anos, na escola. Desde as séries iniciais, há uma gama de opções de gêneros textuas, inclusive tipos de leitura que os alunos realizam, fora do ambiente escolar. No video abaixo, pode-se observar vários gêneros textuais :  









       O trabalho com gêneros textuais proporciona aos alunos os conhecimentos lingüísticos e textuais necessários para atuar reflexivamente em diferentes atividades comunicativas, já que os alunos estarão praticando e refletindo em sala de aula com base em textos originais que veiculam na sociedade.
   De acordo com as orientações dos PCNs, os diferentes gêneros textuais devem ser trabalhados no Ensino Fundamental, desde as séries iniciais.  Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Lingua Portuguesa propõem: a  promoção da reflexão e de sua transposição para o contexto educacional do ensino da língua materna por meio do estudo de variados gêneros, a formação de indivíduos que desenvolvam o exercício da cidadania, que estejam aptos a atuar de forma crítica e produtiva na sociedade, transformando-a continuamente através de suas ações verbais. Uma das finalidades do ensino fundamental para  a Língua Portuguesa, que os alunos sejam capazes de fazer uso das diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como forma para gerar, expressar e comunicar suas idéias, atendendo a variadas intenções e situações de comunicação. Os PCNs da LP consideram que é necessário a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. 

          Ou seja, que possibilite e estimule os alunos à prática da leitura, uma vez que o contato com os diversos gêneros textuais, de forma agradável, possa  possibilitar uma intimidade com o ato de ler.




                     Um projeto de incentivo ao ato de ler nas crianças               



 





"O ato de ler e escrever não se restringe apenas a compreensão do código, mas a tomada de consciência da realidade e a libertação do estado de passividade, alienação, para um estado de participação na transformação da sociedade." (Paulo Freire)




Nenhum comentário:

Postar um comentário