Músicas

sábado, 22 de outubro de 2011

ESCREVENDO GÊNEROS TEXTUAIS



        Dando sequência aos posts sobre gêneros textuais ... 

                            (Exemplos  de trabalhos no ensino fundamental) 




Ø   POEMA



                                                 Futebol direito



Paz e Amor,
para botafoguense, vascaino, flamenguista  e tricolor.
Futebol é diversão e não horror.
Não é legal a zoação,
nem violência sem razão.

Você não tem que ofender.
Depois não sabe porque os outros querem te machucar.
Comemore direito, comemore sem magoar.
Festeje do seu jeito!

Quando você entra no Estadio,
não arrume um conflito.
Aproveite e faça um amigo!

É  gooooooool  !!!!!!!!!
                             Henrique Daumas        
                                     (5º ano)



 Estrutura:      título, o autor é o poeta  e o destinatário é o público (geral ou especifico) , corpo do texto em versos e estrofes.
 Linguagem:  informal, utilização de rimas ou outros recursos.   
 Finalidade:     levar o autor a “viajar” na ideia  do texto e expressa sentimentos e emoções.








  
Ø  CARTAZ



                                              
                                                                                                                        Henrique Daumas  (5º ano)
                                                                             





Estrutura:      livre -  com  título, imagem  e corpo do texto, o destinstário é um público específico.
Linguagem:  informal, utilização de linguagem verbal e nao verbal (visual), simples e atraente.
Finalidade:  criar conscientização e conhecimento do assunto para persuadir o leitor quanto a ideia   exposta, provocando atitudes e ou ações positivas. Faz utilização de trocadilho.






     
Ø TRABALHO ESCOLAR 







                                                                                                                                          Gabriel Daumas  (7º ano)









Estrutura:     título, autor (es) na capa, corpo do texto com o resumo claro da exposição do assunto acompanhado de  ilustrações. 
Linguagem:    formal e objetiva. Uso da narração e organização da ideia no texto. Podem ser utilizadas figuras.
Finalidade:      relatar o assunto através da seleção  de fatos ou informações mais importantes para a compreensão do texto original. Redação do resumo, identificando pontos importantes do assunto (de acordo com  a leitura anterior a sua execução). Revisão do trabalho para que este remeta-se ao original.







      Ø  CARTA PESSOAL / CARTÃO






                                                                               Henrique Daumas (4º ano)



Estrutura:     envelope (remetente e destinatário com os respectivos endereços) , título e corpo do texto na carta (parte feita no computador).
Linguagem:  pode ser usada a linguagem informal no corpo do texto, já que esta  é uma carta pessoal (mostra o grau de intimidade entre destinatário e remetente).
Finalidade:    comunicação com outra pessoa. Neste exemplo, parabenizar pela data e foi expressão de sentimento.









Ø  RECEITA








Vitória Daumas (5º ano)







Estrutura:          nome da receita, ingredientes e modo de fazer.
Linguagem:      clara e informal.
Finalidade:        ensinar a preparação. 
















Um comentário:

  1. Excelente ideia apresentar as produções de "seus filhhos" (suponho!). Por que não nos forneceu esta informação??
    Abs
    ivan

    ResponderExcluir