A avaliação está inserida em vários contextos. Na educação há uma outra avaliação possível que não seja aquela que ocorre somente ao final dos processos educativos e têm a função de "aprovar" ou "reprovar", quantificar (dar notas) ou excluir. A avaliação formativa tem a participação ativa do próprio aluno, é democrática e por isso plurilateral porque envolve os dois em tomadas de decisões e é feita e forma contínua, o que promove a observação do desenvolvimento da aprendizagem, no "avançar" dos alunos.
O portifólio eletrônico não só propicia ao aluno sair da teoria para a prática, como fazer escolhas e apresentar uma nova forma de aprender. O conjunto de produções do aluno o leva não só a vivenciar a sua aprendizagem, como a construir seu conhecimento, porque com a reflexão faz escolhas e, por isso, participa ativamente de todo processo.
Parabéns, você iniciou o seu blog! A postagem está iniciada, porém, é possível acrescentar mais algumas reflexões sobre as características da avaliação formativa.
ResponderExcluir