Músicas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

EDUCAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO



Medicação X Medicalização




A medicalização ocorre no mundo todo e vem acontecendo de forma crescente. A proposta seria buscar o bem estar imediato, porém o uso abusivo de medicamentos em nosso século traz a partir deles uma gama de efeitos colaterais em nosso corpo e na nossa sociedade. 

As patologias e o uso de medicamentos vem chamando a atenção de muitos profissionais, de diversas áreas, porque o diagnóstico pode rotular e favorecer a alta demanda de crianças medicadas.

Muitas vezes, o interesse sociocomercial (mais produção em menos tempo) insere uma criança no contexto com o objetivo principal de fazer servir às exigências do mundo capitalista, não levando em conta que cada um "produz" ou o que desenvolve de acordo com seu tempo ou seu ritmo. Nem sempre, estamos conectados ou equiparados com os outros. 


Na educação auxilia, orienta ou rotula? 

As crianças são geralmente encaminhadas com queixas como: problema na aprendizagem, agitação em demasia ou agressividade. A medicalização prioriza a disciplina, desempenha um papel de controle sobre as pessoas e as torna agentes passivos frente as discussões, Inclusive na educação onde há um movimento de justificar os problemas educacionais com explicações neurológicas (medicalização da educação). Dentre as muitas considerações na educação a explicação mais usualmente utilizada é de acalmar o conflito. 

Na escola, o problema do aluno pode não ser entendido, não percebido. Um aluno pode estar com dificuldades quanto ao método de ensino do professor, recursos pedagógicos da instituição, outros, ou no próprio contexto familiar - e esse problema ser diagnosticado como uma doença dependendo do comportamento ou atitude que esse aluno venha a apresentar. A "doença" exclui social, afetiva e educacionalmente quando a criança é diagnosticada. E, a discriminação pode desmotivá-lo a frequentar normalmente a escola 









      Como a saúde e educação conversam. A rapidez da medicalização da educação e como afeta educadores e educandos  









         A função da escola no contemporâneo e a parceria da saúde e os problemas de aprendizagem analisados sob a ótica da medicalização